Fundação - A Som Livre é criada no Rio de Janeiro com o objetivo de lançar as trilhas sonoras dos programas da TV Globo, que ganhavam cada vez mais espaço desde a fundação da emissora em 1965. Com direção de João Araújo, a gravadora tem também como meta incentivar a difusão da música popular brasileira. .

O Cafona - Estreia a novela O Cafona, escrita por Braulio Pedroso com direção de Daniel Filho e Walter Campos. Primeira novela a ter uma trilha sonora produzida pela Som Livre e que conta com composições de Roberto Menescal, Ivan Lins, Dori Caymmi, Nelson Motta, entre outros. O sucesso da trilha nacional leva a Som Livre a lançar uma trilha internacional.

Novos Baianos - Confirmando o objetivo de incentivar a música nacional, a Som Livre lança o disco “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, grupo formado por Paulinho Boca, Moraes Moreira, Baby Consuelo (do Brasil), Luiz Galvão e Pepeu Gomes. O LP apresentou as faixas “Brasil Pandeiro”, “Preta Pretinha”, “A Menina Dança”, “Besta é Tu”, entre outras.

RCA - Som Livre firma parceria com a gravadora norte-americana RCA Records com o objetivo de distribuir músicas brasileiras no exterior. A gravadora lança o primeiro álbum de Djavan, “A Voz e o Violão”, que anos antes foi contratado para cantar as músicas das trilhas das novelas. Estreia a novela Escrava Isaura, de Gilberto Braga, com trilha sonora composta por músicas inéditas. A faixa “Retirantes”, de Dorival Caymmi, é um dos destaques da trilha que retrata a luta abolicionista no país.

Barão Vermelho - A banda Barão Vermelho, formada por Cazuza – filho de João Araújo, então diretor-geral da Som Livre -, Frejat, Guto Goffi, Maurício Barros e Dé Palmeira, lança seu primeiro trabalho. O LP que leva o nome do grupo apresenta a vontade da banda de fazer uma sonoridade bem rock and roll, com influências de Led Zeppelin e Rolling Stones.

Roque Santeiro - Estreia a novela Roque Santeiro, de Dias Gomes e coautoria de Aguinaldo Silva. A trilha sonora da novela vende mais de um milhão de cópias em poucos meses. Com o sucesso, a Som Livre lança, pela primeira vez, um segundo volume com músicas nacionais.

Xuxa - Em Junho, a apresentadora estreia o programa infantil semanal Xou da Xuxa, na TV Globo. A Som Livre lança logo depois o LP homônimo, primeiro disco da Xuxa pela gravadora e que apresenta as músicas tocadas no programa. O disco vendeu mais de dois milhões de cópias.

Xou da Xuxa - Depois do segundo volume do LP Xou da Xuxa, a Som Livre lança o terceiro disco. O LP vende 3,2 milhões de cópias, entrando para o Guinness Book (Livro dos Recordes). O repertório apresenta as músicas “Ilariê”, “Abecedário da Xuxa”, “Brincar de Índio”, entre outras.

Loja Virtual - A Som Livre lança seu site. Na página da gravadora o público tem acesso a uma loja virtual, além de entrevistas e biografias dos artistas que fazem parte do elenco da empresa.

Perfil - A empresa dá início à série Perfil, que homenageia grandes artistas da música brasileira. Coletâneas com músicas de Chico Buarque, Rita Lee, Tom Jobim, Paulinho da Viola e outros fazem parte do projeto.

Slap - É criado o selo Som Livre Apresenta, Slap, com o objetivo de lançar novos nomes da música no cenário nacional. O Slap revela artistas como Tiago Iorc, Little Joy, Maria Gadú, Thaís Gulin, Marcelo Jeneci, entre outros nomes que renovam a música nacional.

Ao Vivo - A Som Livre amplia suas atividades criando a área Ao Vivo. O braço da empresa é responsável pela organização de shows e festivais com artistas nacionais, além de realizar também as apresentações internacionais.

Site - A empresa incrementa o seu site com uma rádio e um calendário com os shows dos artistas do selo slap. Luan Santana fica no topo do ranking dos maiores vendedores de CDs, segundo a Associação Brasileira de produtores de Discos (ABPD), com mais de 230 mil cópias do CD Luan Santana Ao Vivo.

Novo Site - Muito mais moderno e dinâmico, o somlivre.com chega para mostrar a nova cara da gravadora. O site, que integra conteúdo e e-commerce, oferece muitas formas de experiência ao usuário. Promovendo vídeos de seus artistas, produção de conteúdo por parte dos fãs e muito mais.

Quem Somos

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

A gravadora Som Livre foi criada em 1969 com o objetivo principal de pôr à disposição do público as trilhas sonoras das novelas e minisséries da Rede Globo, e ao mesmo tempo incentivar a música popular brasileira, abrindo portas para novos talentos e revitalizando o repertório de músicos tradicionais e consagrados. Durante sua história, lançou nomes importantes da música brasileira como Djavan, Ivan Lins, Novos Baianos, Barão Vermelho e Cazuza. Entre os artistas exclusivos do elenco atual da empresa, estão nomes de sucesso como Luan Santana, Jorge e Mateus, Marília Mendonça, Padre Reginaldo Manzotti e Maria Gadú – revelada pelo slap, selo criado em 2007 e que lançou nomes como Little Joy, Marcelo Jeneci e Thaís Gulin. Nos últimos cinco anos, a Som Livre desenvolveu novas áreas de negócio como licenciamento internacional, digital, selo eletrônico (Austro Music), shows e edição musical, se consolidando como importante fornecedora de conteúdo para televisão e outras mídias.

Licenciamento
Licenciamento

O departamento de licenciamento tem como foco principal espalhar a música brasileira ao redor do mundo! Trabalhamos com parceiros para lançar hits como “Ai Se te Pego” do Michel Teló, “Balada” do Gusttavo Lima e “Le Le Le” de João Neto e Frederico na Europa, Japão, Estados Unidos e aonde mais a música brasileira chegar. Trabalhamos igualmente a difusão e o lançamento de bastiões da música brasileira como Ivan Lis, Novos Baianos, Djavan, Chico Buarque, Elis Regina. Trazer nomes internacionais para o casting da Som Livre também tem sido um objetivo muito importante da área. Lançamentos como Gummy Bear, Joe Bonamassa, Flying Colors, Robben Ford, Robert Cray, Walter Trout, Ella Fitzgerald foram grandes conquistas desse trabalho.

Caso deseje utilizar nossas músicas em projetos audiovisuais (filmes, documentários, etc) e/ou CD/DVD/Digital, entre em contato com o departamento de Licenciamento através do
e-mail 
[email protected]com.br 

Imagem
GoDaddy
Innersite Tatix